Ace Cardiologia do Exercício - Rio de Janeiro | Reabilitação Cardíaca

Exercícios respiratórios ajudam a prevenir quadros graves da COVID- 19?

Práticas que aumentam capacidade dos pulmões são indicadas para quem tem problemas crônicos, mas não fazem diferença para pessoas saudáveis

Um dos sintomas mais identificáveis no caso de infecção por coronavírus é a falta de ar: o Sars-CoV-2 ataca, principalmente, as células do sistema respiratório e a troca gasosa feita pelo pulmão fica prejudicada.

Para evitar que a doença evolua para um quadro crítico, ou para diminuir a insuficiência respiratória, você já deve ter ouvido falar em exercícios de respiração que envolvem canudos, ou segurar e prender o ar várias vezes.

O pneumologista Elie Fiss, do Laboratório Exame, explica que este tipo de exercício não faz diferença na capacidade pulmonar de pessoas que não têm problemas respiratórios. “Um indivíduo saudável não tem resistência para o ato respiratório, coloca o ar para dentro do pulmão e ele sai naturalmente. Pessoas com doença pulmonar, sim, precisam fazer exercícios para preparar os músculos da caixa torácica para colocar o ar para fora e não cansar tanto”, ensina o médico.

Pacientes com insuficiência respiratória por causa do coronavírus também não são afetados pelos exercícios. Fiss reforça que apenas pessoas com doenças crônicas, como DPOC ou enfisema pulmonar se beneficiam das atividades.
“Nestes casos, sim, recomendo, e muito”, afirma.

O médico sugere que o indivíduo saudável faça exercícios físicos comuns para ajudar na batalha contra a Covid-19. “É uma reserva a mais para usar no caso de uma doença que vai te deixar acamado”, explica o pneumologista.

Fonte: Metrópoles, 20/05/2020.

Aceitamos os seguintes convênios